quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

ponto de costura feito à mão aprenda a fazer



Você é como eu, que entendo de costura tudo assim mais ou menos? Teoricamente até vai, mas na prática, como é mesmo? Tô sempre pedindo socorro pro povo da Vila. Vamos conferir alguns pontos bem básicos de costura à mão para aquelas situações de emergência e também para quem está aprendendo a fazer trabalhos manuais e quer ficar craque.
São muitos os pontos, mas esses são alguns dos mais básicos e dos mais utilizados. É claro que sua máquina faz todos eles e muitos mais, mas tem situações que só uma agulha na mão resolve. Então passe  o fio pelo buraco da agulha, dê um nó lá na ponta e vamos começar.

Esse é o ponto mais simples, usado para unir os tecidos em costuras temporárias enquanto leva-se à máquina. Para facilitar a sua retirada depois, use uma linha em cor contrastante. Introduza a agulha no tecido dentro e fora numa linha tracejada com espaçamentos iguais.

O ponto corrido é como o alinhavo, mas com um espaçamento bem menor das linhas tracejadas. Muito usado na màquina de costura, quebra um galho quando uma emenda descostura.

O ponto atrás é um ponto de costura bem forte, usado para refazer costuras desfeitas. Traga a agulha do nó para o ponto 1. Insira a agulha no tecido no ponto 2 e por trás traga para o ponto 3. Volte atrás para o ponto 4  e recomece o movimento passando a agulha por trás do tecido.

O ponto luva é usado para segurar as bordas de tecidos que tem aquela tendência chata de desfiar. Os pontos são feitos na diagonal, sempre pegando 3 ou 4 fios do tecido que você quer proteger. O espaçamento é curto e equidistante.

Extremamente útil o ponto invisível resolve vários problemas. Feito com uma costura bem baixa, usa-se para unir duas bordas dobradas de tecido ou uma borda dobrada e uma plana, ou para fechar um forro ou dar pontos finais em peças de artesanato. Passe as dobras a ferro e esconda o nó na parte dobrada. Traga a agulha para a frente, pegue poucos fios de tecido e retorne para dentro da dobra. Volte com a agulha para fora e repita sucessivamente. A costura não deve aparecer pelo lado de fora, e os pontos maiores ficam do lado do avesso.

Bem bom pra começar, com esses pontos você resolve a maioria dos seus problemas de costura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário