domingo, 12 de agosto de 2012

Dicas

conteúdo de Cozinha da Márcia

A

  • »

    Alho picado x alho espremido

    Não utilize o dente de alho em temperos e assados sempre da mesma maneira. Utilize o alho espremido quando quiser que o sabor apareça firme e forte como parte do tempero. Agora, para os pratos onde o sabor do alho deve se misturar ao dos demais temperos e ingredientes, descasque o dente de alho e apenas amasse-o com a lateral da lâmina de uma faca antes de colocar na panela.



  • »

    Água de rosas

    A medida correta de água de rosas para ser utilizada em receitas de doces deve sempre ser pequena – uma colher de sopa para casa litro de líquido.
  • »

    Arroz para risoto

    Arroz para risoto não deve ser lavado para não perder o amido que como uma goma envolve cada grão e ajuda na textura final do prato.
  • »

    Termômetro de açúcar

    Experimente utilizar um termômetro de açúcar para descobrir o ponto certo de uma calda. Ponto de fio, por exemplo, é aquele que primeiro colocamos uma colher de chá de calda em uma xícara com água. Em seguida a pegamos com o dedo indicador e o polega e abrimos e fechamos os dedos para ver se a calda forma um fio. Se preferir usar o termômetro, aguarde a temperatura chegar a 115 grau. Viu como vale a pena?
  • »

    Alho e cebola no refogado

    Na hora de preparar um refogado primeiro a cozinhe a cebola até ficar transparente e só então acrescente o alho picado. Os pedacinhos de alho não cozinharão demais, e o seu sabor ficará mais vivo.
  • »

    Como engrossar um caldo com amido de milho ou fécula de batata

    Para engrossar um caldo com amido de milho dissolva um pouco, uma ou duas colheres de sopa, no caldo quente e devolva-o em seguida ao molho.
  • »

    Abóbora-moranga no lugar da tigela

    Para usar a moranga como sopeira é só cortar uma tampa em cima, retirar as sementes com uma colher de sopa e aquece-la no forno de microondas por três minutos. Recheie com a sopa, moqueca ou bobó bem quente e sirva.
  • »

    Amêndoas em fatias finas

    Alguns produtos como as amêndoas cortadas em fatias muito finas devem ser compradas prontas. Para se obter as fatias assim finas utilizam-se um ralador muito afiado. Dificilmente em casa consegue-se o mesmo resultado e evita-se o risco de acidentes.
  • »

    Alho sem amargor

    Para o alho não ficar amargo ao ser dourado é preciso cortar o dente ao meio no comprimento e retirar a parte verdinha do centro.
  • »

    Alfaces e verduras sempre fresquinhas

    Para manter as folhas de alfaces e outras verduras fresquinhas guarde-as cobertas com um pano de prato molhado, assim ficarão protegidas do frio e do ar seco da geladeira.
  • »

    Alho gostoso

    Na hora de preparar o refogado coloque o alho por último, assim não chega a dourar e o seu sabor não fica amargo.
  • »

    Abóbora-moranga: como prepará-la recheada

    Utilize a abóbora-moranga apenas para aquecer o recheio escolhido ou derreter o queijo em pratos como camarão com catupiry. Coloque-o de preferência já aquecido na moranga.
  • »

    Açúcar estrangeiro

    No Brasil o açúcar é mais refinado do que nos países europeus, portanto os grãos são bem menores. Os grãos são um pouco menores do que os do açúcar cristal brasileiro. Além disso, tanto na França quanto nos demais países da Europa para se obter o açúcar são utilizados a cana-de-açúcar e um tipo de beterraba.
  • »

    Alho sem o gosto ardido

    Para tornar o sabor do alho mais suave, coloque os dentes de alho grosseiramente picados em uma peneira e jogue água fervendo sobre eles. Se preferir coloque os pedacinhos de alho em uma frigideira com bastante óleo, mexa uma única vez com uma escumadeira, retire e coloque sobre um papel absorvente até a hora de usá-los.
  • »

    Aves macias e suculentas no forno

    Comece a assar a ave com o peito para baixo, quando a carne estiver cozida vire-a para cima e termine de assar. Aves pequenas e de carne macia não precisam assar cobertas com papel alumínio. Aves grandes como chester e peru são assados cobertos e com bastante líquido na assadeira para não ficarem ressecadas.
  • »

    Açúcar de baunilha

    Pegue uma fava de baunilha, abra ao meio e espete os pedaços em um vidro grande com um ou dois quilos de açúcar. Como o sabor é forte e dura por bastante tempo, a cada vez que usar o açúcar para preparar doces e bolos e torne a completar o vidro.
  • »

    Alho na panela e sem deixar cheiro nas mãos

    Para evitar o cheiro de alho nas mãos solte os dentes de alho da cabeça com a ponta da faca. Em seguida amasse-os com a casca e tudo ? é simples, basta apertá-los contra uma tábua com a lateral da lâmina da faca. A casca solta e o dente esmagado vai direto para a panela.
  • »

    Arroz sempre fresquinho

    A melhor maneira de se ter um arroz sempre fresquinho sem nenhum trabalho é preparar um pouco mais e dividir em porções para duas ou três pessoas. Calcule 4 colheres de sopa de arroz por pessoa em cada embalagem.
  • »

    Como se retira pele da amêndoas?

    Afervente por 3 a 5 minutos as amêndoas, escorra e aperte uma das pontas, a semente vai escorregar para fora da pele. Em seguida coloque as amêndoas em um tabuleiro no forno quente. Assim que as amêndoas estiverem secas, antes de começarem a corar, retire-as e coloque em outro tabuleiro ou pirex raso para esfriarem. É fácil e rápido.

B

  • »

    Balança

    Faça como os profissionais de cozinha: utilize uma balança para pesar os ingredientes secos e líquidos de uma receita, assim não é necessário trocar as unidades de medida.
  • »

    Bolo sem fundo queimado

    Forre o fundo da forma de bolo com papel manteiga para que a base não asse demais.
    - Coloque a forma sobre o papel e passe um lápis em volta para marcar o tamanho.
    - Corte o papel com uma tesoura, experimente e se for o caso, retire o excesso.
    - Unte um X de manteiga ou margarina no fundo da forma, fixe o papel por cima.
    - Unte as laterais da forma e por cima do papel manteiga. Polvilhe com farinha de trigo. Use pequena quantidade, se precisar utilize um pouco mais de farinha.
  • »

    Bolinhos do mesmo tamanho

    Na hora de assar bolinhos ou tortas individuais, utilize um boleador de sorvete para distribuir a mesma quantidade de massa ou recheio.
  • »

    Bolos e tortas com mais sabor

    Guarde uma mistura de meia xícara de açúcar, uma colher de chá de canela e outra de café ou chocolate em pó, em um vidro pequeno e com tampa. Polvilhe as fatias de bolo e tortas já servidas com a mistura para realçar o seu sabor.
  • »

    Banana-de-são-tomé

    Banana de casca arroxeada e que madura fica bem escura, a banana-são-tomé tem sabor doce, a polpa muito macia, mas o cheiro é forte. Utilize-a cozida.
  • »

    O bolo está assado?

    Bolo está assado? Assim que o bolo começar a dourar espete o meio da massa com uma faca pequena ou um espeto de bambu desses usados para churrasquinhos. Ele deverá sair seco, sem nenhum vestígio da massa.
  • »

    Brigadeiro: prepare seus docinhos na véspera

    Prepare os brigadeiros na véspera da festa. deixe-os bem arrumados ou no prato em que for servir ou em um tabuleiro coberto com papel de alumínio. Não coloque-os na geladeira que açucaram e ainda podem soltar água enquanto aquecem.
  • »

    Bolo de fubá: a hora certa para tirar do forno certo

    Para saber se o bolo de fubá está cozido espete a lâmina de uma faca no bolo próximo ao centro, ela deverá sair ligeiramente úmida. O bolo perde água enquanto esfria e, se for retirado do forno completamente seco, ficará ressecado.
  • »

    Bacalhau se desfia na mão

    O bacalhau desfiado na mão fica mais gostoso e menos empapado que o batido no processador de alimentos ou liquidificador. Experimente, não dá trabalho.
  • »

    Bolo seco?

    O bolo algumas vezes assa um pouquinho mais do que o necessário, no dia fica ótimo, mas na manhã seguinte fica um pouco duro e ressecado. Não tenha dúvidas: prepare uma calda de açúcar com o sabor do seu gosto e jogue por cima do bolo. Veja a seguir algumas sugestões.
    Calda de açúcar e Cointreau
  • »

    Suspiro ou massas de bolachas com controle

    Coloque a massa de suspiro ou de bolachas muito macias em um saco plástico, aperte bem em um dos lados e corte a ponta, assim você terá um bico fácil de ser utilizado. Faça montinhos, cobrinhas, rosquinhas de massa sobre um tabuleiro forrado com papel manteiga.
  • »

    Prato de bolo para festas

    Utilize um prato de bolo com o pé alto, um pedestal, para colocar o bolo mais importante de sua mesa de festa. Assim fica mais fácil arrumar os demais doces e salgados, e a mesa fica mais organizada e elegante.
  • »

    Bolo recheado: como cortar o bolo ao meio

    Para dividir o bolo na hora de rechear coloque-o no prato em que for servir e com um fio dental faça uma guia horizontal. Siga o fio dental com uma faca de lâmina bem comprida, assim não se corre o risco de um lado ficar mais alto do que o outro.
  • »

    Batatas, legumes e frutas crocantes

    Utilize sempre pouco óleo na hora de dourar batatas, legumes e frutas. Assim os alimentos, que normalmente absorvem o óleo, não ficarão empapados e depois frios permanecerão com a textura crocante.
  • »

    Branquear

    Consiste em ferver vegetais rapidamente, não mais que cinco minutos. Serve, entre outras funções, para reduzir acidez, pré-cozer para utilização posterior em recheios ou para serem aquecidos na hora de ir para a mesa e não amolecerem.
  • »

    Batatas fritas bem sequinhas

    Antes de fritar as fatias de batata no óleo quente deixe-as de molho por alguns minutos de molho na água bem fria. Os pedaços de batata perderão parte do amido e por isso absorverão menos gordura e ficarão sequinhos.
  • »

    Biscoitos bem crocantes

    Deixe os biscoitos na geladeira já na assadeira por aproximadamente 10 minutos antes de colocá-los no forno quente.
  • »

    Bolo que não cresce no meio

    O bolo para crescer todo por igual precisa ser assado no forno previamente aquecido por vinte minutos. A temperatura para se assar um bolo é baixa, em torno de 220 graus.
  • »

    Banho-maria

    É possível derreter o chocolate direto no calor da chama do fogão desde que a receita peça para misturar o chocolate com manteiga ou com algum líquido. Se não for o caso, utilize um forno de microondas ou banho-maria.
  • »

    Como retirar o sal do bacalhau

    O bacalhau é conservado seco e salgado. Antes de utilizá-lo é necessário retirar o sal e hidratá-lo por um período de 24 horas. Coloque o bacalhau em pedaços em uma tigela de vidro ou esmaltada. Lave muitas vezes em água fria corrente e deixe de molho. Troque a água pelo menos quatro vezes, enxágüe algumas vezes e se estiver calor guarde na geladeira.

C

  • »

    Cebola roxa com sabor suave

    Para a cebola não fwww.cozinhadamarcia.com.bricar ardida, mas ainda assim manter o seu gosto original e permanecer crocante, corte-a em anéis. Coloque-os em um recipiente e cubra-os com água. Pingue uma colher de chá de vinagre de vinho tinto sobre os anéis e se quiser acrescente uma ponta de faca de sal refinado. Sirva em saladas, em um hamburguer ou no molho do cachorro-quente.
  • »

    Cordeiro no ponto

    www.cozinhadamarcia.com.brPara saber se a carne de um pernil de cordeiro está no ponto e ainda bem rosada dê um talho profundo perto do osso para conferir a cor e se está suculenta. Utilize uma faca bem afiada. A carne para ficar no ponto certo deve assar durante a primeira hora coberta com folha de alumínio. Retire o papel e deixe no forno até dourar.




  • »

    Cebolinha francesa

    www.cozinhadamarcia.com.brO melhor jeito de cortar a cebolinha francesa, aquela bem fina que mais parece um capim, é com uma tesoura. Utilize esse método para salpicar um prato com bastante molho ou uma salada verde. Click,click, click e a quantidade necessária está pronta e no lugar certo.





  • »

    Calda de vinho tinto

    www.cozinhadamarcia.com.brUma calda de vinho tinto pode ser utilizada para completar o sabor de um assado, combina muito muito com rosbife ou pernas de carneiro por exemplo. Ainda é perfeita com peras ou maçãs cozidas em uma calda de açúcar. O xarope é delicioso com sorvetes, tem gosto de quentão!
    1 e 2 /3 de xícara de vinho tinto
    1 xícara de açúcar
    1 colher de chá de essência de baunilha



  • »

    Carne seca – como usar

    A carne seca precisa ser dessalgada e aferventada antes de ser cozida. No feijão pode ser acrescentada semicozida; porém deve também estar completamente cozida e macia antes de ser adicionada como um dos ingredientes a pratos guisados que utilizem cebolas, abóboras, inhames ou aipins porque o seu tempo de cozimento é maior do que dos demais e estes desmanchariam.
    Como fazer: Lave bem a carne na água corrente e deixe-a de molho por dois dias na água fria, trocando a água a cada tres ou quatro horas.
    Em seguida, cozinhe-a na panela de pressão, quase coberta de água, por aproximadamente vinte minutos. Abra a panela depois de fria, experimente a carne e, se ainda estiver salgada, cozinhe novamente em outra água por mais vinte minutos. Nesse ponto já deve estar pronta para ser cortada em cubos ou desfiada com o auxílio de um garfo.

    Cozinhe então a carne em um refogado ou de acordo com a receita a ser preparada.
  • »

    Morangos cozidos sem espuma

    Quando os morangos cozinham em calda de açúcar é comum formar uma espuma por cima, ela pode ser retirada, mas em geral quando o doce esfria ou ela desaparece ou fica grudada na parede da panela. A espuma também será absorvida pelo próprio doce se os morangos cozidos forem batidos com um mixer, como é o caso das geleias e das caldas.





  • »

    Chás aromatizados e infusões com flores e frutas

    Utilize infusões com flores e frutas ou chás aromatizados para preparar caldas com chocolate ou compotas de frutas. O aroma das flores intensifica o sabor e, no caso das frutinhas vermelhas, a cor da calda fica avermelhada.
  • »

    Claras em neve

    Claras bem batidas tem um segredo: precisam estar em temperatura ambiente, assim crescem e ficam bem duras. Batas as claras até ficarem bem duras. Para saber se está no ponto pegue uma colherada e vire-a para baixo, se não cair da colher a massa está pronta para receber o açúcar. Conte duas colheres de sopa de açúcar para cada clara e bata até obter uma massa untuosa e brilhante.



  • »

    Vida mais longa para a barra de chocolate

    Para evitar que a barra de chocolate fique com a superfície esbranquiçada depois de aberta enrola o pedaço que sobrou com filme plástico e guarde em um local fresco. O chocolate com leite pode ficar até seis meses bem guardado e o chocolate amargo até dois anos. A superfície esbranquiçada são os cristais da manteiga de cacau que cristalizaram, mas não interferem no sabor.
  • »

    Como utilizar o colorau

    O urucum em pó, conhecido como colorau, dá uma cor linda às aves assadas. Experimente besuntá-las antes de colocá-las no forno com uma mistura de colorau, mostarda, sal, azeite e o suco de uma laranja.
  • »

    Carne moída sem gordura

    Para preparar molhos de carne moída sem um pingo de gordura, escorra a carne, depois de refogada, sobre uma peneira. Sacuda bem, aperte com papel absorvente para retirar toda a gordura e, em seguida devolva a carne à panela para terminar a receita.
  • »

    Para cortar mais rápido

    Para cortar batatas, inhames, caras e toda a sorte de raízes em pedaços menores, primeiro corte-os em rodelas, em seguida faça empilhe vários pedaços sobre uma tábua e corte com uma faca de cima para baixo com uma faca grande e muita firmeza, como se fosse uma guilhotina.
  • »

    Creme azedo

    Para obter um creme de leite grosso, também chamado de creme azedo devido a um teor maior de acidez, misture duas xícaras de creme de leite fresco com duas colheres de chá de suco de limão. Acompanhe tortas e bolos com esse creme e veja como ficam mais gostosas.
  • »

    Camarão branquinho

    Na hora de fritar o camarão esfregue-o com um pouco de suco de limão, a carne ficará firme por fora e macia por dentro e bem clara.
  • »

    Coco ralado seco pode ser hidratado

    Coloque a quantidade de coco da receita em uma tigela, cubra com uma mistura de leite e leite de coco. Aguarde meia hora antes de utilizar.
  • »

    Canela e chocolate em pó no açucareiro

    Deixe sempre uma misturinha de canela e chocolate em pó em um açucareiro pequeno. Sirva junto com o café com leite, com sorvetes e tortas acompanhadas com creme chantili.
  • »

    Calda de ameixas a jato

    Todos adoram e não dá nenhum trabalho. Para preparar uma calda de ameixas basta aferventa-las até incharem em uma calda preparada com 2 xícaras de água e uma de açúcar, um pedacinho de pau de canela e dois cravos.
  • »

    O creme encaroçou enquanto cozinha?

    Para isso não acontecer é preciso misturar com força e algumas vezes afastar um pouco a panela do fogo para perder um pouco do excesso de calor. Mas se encaroçar, passe por uma peneira ao final do cozimento.
  • »

    Costeletas de cordeiro com ossos bem limpinhos

    Se as costeletas de cordeiro não estiverem livres da gordura e carne na parte mais estreita, faça uma régua com um peço de papel prateado e coloque sobre a tira de carne aberta sobre uma tábua. Dê uma corte com uma faca muito bem afiada. Assim terá certeza que todos os pedaços servidos serão do mesmo tamanho. Limpe a gordura e a carne dos ossos até deixá-los bem expostos.
  • »

    Caçarola

    A principal vantagem de se usar uma caçarola ? uma panela com um cabo longo ? é que você poderá sacudi-la várias vezes durante o período de cozimento. Assim os alimentos não grudarão no seu fundo e ficarão bem misturados.

D

  • »

    Desfiar carnes e peixes

    Para desfiar sem nenhuma dificuldade uma carcaça de frango, um pedaço de carne seca ou de bacalhau já cozidos, coloque o pedaço a ser trabalhado sobre uma tábua, apóie firme-o com um garfo e com outro retire pequeno pedaço. Essas carnes se desfiam com facilidade.

E

  • »

    Carne seca – como usar

    A carne seca precisa ser dessalgada e aferventada antes de ser cozida. No feijão pode ser acrescentada semicozida; porém deve também estar completamente cozida e macia antes de ser adicionada como um dos ingredientes a pratos guisados que utilizem cebolas, abóboras, inhames ou aipins porque o seu tempo de cozimento é maior do que dos demais e estes desmanchariam.
    Como fazer: Lave bem a carne na água corrente e deixe-a de molho por dois dias na água fria, trocando a água a cada tres ou quatro horas.
    Em seguida, cozinhe-a na panela de pressão, quase coberta de água, por aproximadamente vinte minutos. Abra a panela depois de fria, experimente a carne e, se ainda estiver salgada, cozinhe novamente em outra água por mais vinte minutos. Nesse ponto já deve estar pronta para ser cortada em cubos ou desfiada com o auxílio de um garfo.

    Cozinhe então a carne em um refogado ou de acordo com a receita a ser preparada.
  • »

    Espremedor de alho

    Serve para esmagar o alho em pedaços tão pequenos que desaparecem durante o cozimento, deixando apenas o seu sabor.

    F

    • »

      Fatias de pão com a mesma espessura

      www.cozinhadamarcia.com.brUtilize a articulação do dedo polegar como guia para cortar o pão no comprimento e obter fatias uniformes, e ainda sem se cortar. Apoie a palma da mão sobre o pão e empurre suavemente para baixo para fixá-lo na tábua, dobre o dedo polegar e corte as fatias com uma faca serrilhada.
    • »

      Sabe o que é funcho?

      Na feira o funcho é chamado de erva-doce. As suas folhas, hastes e o bulbo são comestíveis e podem ser consumidos crus, em saladas ou refogados, também ficam muito gostosos misturados com molho branco e gratinados no forno.
    • »

      Um funil na cozinha é como um amigo fiel

      Utilize um funil para despejar açúcar no açucareiro sem sujar a mesa, para preparar uma garrafa de azeite com folhas de manjericão, ou espalhar o recheio molengo de uma empada, é só tampar a saída quando chegar à quantidade desejada. A cozinha fica mais limpa e o resultado final é mais rápido.
    • »

      Acabou a farinha de rosca?

      Se a farinha de rosca em sua casa acabou bem na hora de preparar um prato gratinado, utilize em seu lugar a mesma quantidade de miolo de pão ou de farinha de mandioca.
    • »

      Fermento biológico fresco: como dissolver

      Dissolva a quantidade de fermento da receita com uma colher de chá de açúcar e duas colheres de farinha de trigo em um pouco de água tépida, na temperatura da mão, até obter uma papinha. Aguarde que a mistura de fermento duplique de tamanho antes de utilizá-la.
    • »

      Fritura soltinha

      Para evitar que os alimentos grudem no fundo da frigiedeira primeiro a aqueça, em seguida coloque o óleo e por último o frango ou o bife. A fina camada intermediária de óleo quente impede que os alimentos grudem sobre a superfície de metal quente.
    • »

      Como engrossar um caldo com farinha de trigo

      Para engrossar um molho com farinha de trigo o método é diferente, pois a farinha de trigo precisa estar cozida: derreta uma colher de sopa de manteiga na panela onde for preparar o molho. Em seguida acrescente duas ou três colheres de sopa de farinha de trigo. Misture até a massa fazer borbulhas e conte um minuto no relógio. Depois desse tempo comece a colocar aos poucos água, vinho ou o caldo do cozimento, de acordo com a receita que estiver preparando. Acrescente o líquido escolhido até obter a consistência desejada.
    • »

      Forno previamente aquecido

      Para se obter um bom resultado é muito importante que bolos e pudins sejam colocados para assar com o forno já na temperatura correta. O calor do forno já vai ter expulsado toda a umidade e a temperatura constante permite que o bolo asse e cresça de maneira uniforme.
    • »

      Fogão sempre limpinho

      Frite seus bifes em uma caçarola de ferro ou uma panela grossa com a lateral alta. Os bifes ficarão no ponto e o seu fogão não ficará respingado de gordura.
    • »

      Fermento no bolo de fubá?

      Para ajudar o bolo de fubá a crescer, acrescente um quarto de xícara de farinha de trigo misturada com uma colher de chá de fermento em pó. Assim o bolo vai crescer sem risco de solar.
    • »

      Fermento em pó: como faz o bolo crescer

      Fermento em pó é uma mistura de cremos tártaro, amido de milho e bicarbonato de sódio que, aliados ao glúten da farinha, produzem bolhas de gás no calor do forno. A massa do bolo se expande e à medida que assa o ar não tem para onde fugir. O bolo aumenta de volume.
    • »

      Recheio sem farinha para torta salgada

      O recheio salgado do empadão, da quiche ou de qualquer torta aberta ficará mais leve se utilizar como base duas xícaras creme de leite fresco bem misturado com duas gemas, sal e pimenta a gosto misturados no fogo lento até engrossar, junte então os demais ingredientes e espalhe sobre a massa antes de assar.
    • »

      Forma de fundo solto

      Para retirar a torta ou bolo de uma forma de fundo solto, coloque-a sobre um copo ou uma lata. A lateral descerá e a torta está pronta para servir.
    • »

      Fermento biológico seco ou fresco?

      Um quadradinho de 15 gramas de fermento biológico fresco pode ser substituído por uma colher de sopa ? é quase um envelope ? de fermento desidratado. O sabor do pão ou massa será ligeiramente diferente da receita original.
    • »

      Forma de bolo ? quando soltar o bolo da forma?

      Retire o bolo da forma ainda morno como a manteiga não esfriou e o bolo soltará mais facilmente. Não tenha pressa, o bolo quente quebra ao ser retirado antes do tempo por que sua estrutura ainda está macia demais.
    • »

      Fritura rápida

      Para fritar alimentos para mais de quatro pessoas utilize duas frigideiras. É mais rápido e não dá tempo da comida esfriar e ficar sem graça.
    • »

      Frango assado: como saber o ponto certo?

      Para saber se a carne do frango está cozida espete a ponta de uma faca na junta da sobrecoxa com o peito, se o líquido sair com sangue asse por mais 15 minutos e teste novamente. O ponto correto é quando o líquido da carne sai clarinho.
    • »

      Forno sem fumaça

      Para assar pratos como lasanhas, moquecas, peixes e doces e tortas com tendência a babar no forno, coloque a travessa com o alimento dentro de um tabuleiro maior forrado com papel de alumínio.
    • »

      Flambar: como atear fogo a um prato

      Coloque uma colher de sopa com conhaque ao lado do prato a ser flambado. Acrescente o conhaque ou bebida recomendada pela receita à panela com os ingredientes. Com um isqueiro ateie fogo ao conhaque na colher de sopa e transfira o fogo para a panela com os ingredientes a serem flambados. Assim ninguém se machuca. De onde vem a palavra Flambar?
    • »

      A frigideira certa

      Utilize sempre uma frigideira bem grande e com a lateral alta para não sujar o fogão. Se quiser escolha uma caçarola para fazer de frigideira.

    G

    • »

      Gin tônica

      Sabe aquele gostinho do gin, levemente perfumado e amarguinho? Ele é dado pelas sementes de zimbro — chamadas em inglês de juniper — e que são a origem do nome da bebida.
    • »

      Gelo rapidamente picado

      Coloque os cubos de gelo em um saco plástico ou em um pano de prato e quebre-os com um martelo de cozinha ou comum. Não exagere na força para não estragar a superfície onde estiverem apoiados.
    • »

      Grelhado legal

      Dê um charme ao seu frango ou peixe grelhado: assim que ficarem no ponto retire-os da frigideira e acrescente meio copo de vinho branco, um pouco de sal, pimenta a gosta e algumas alcaparras. Deixe ferver e evaporar por um minuto e distribua por cima do grelhado já no prato. Para carnes vermelhas utilize o vinho tinto no lugar do branco.
    • »

      Grãos limpos mais rapidamente

      Coloque ervilhas, grãos de milho, couve de bruxelas e toda a sorte de legumes pequenos em uma peneira e lave-os em baixo da torneira. Sacuda algumas vezes e pronto
    • »

      Gratinado mais crocante

      Misture uma colher de sopa de pão de forma ralado ao queijo parmesão na hora de colocar a travessa no forno. O resultado é uma cobertura levemente crocante. A proporção é sempre de duas colheres de queijo para uma de pão ralado. Pode ser qualquer tipo de pão.
    • »

      Gomos de laranja sem a pele

      Para retirar a polpa da laranja sem a pele dos gomos descasque-a e retire a película branca que a envolve. Em seguida, corte a polpa rente a pele de cada gomo. Utilize uma faca pequena e bem afiada para facilitar o trabalho.
    • »

      Como fazer e passar o glacê de chocolate

      Para um bolo de 25 centímetros de diâmetro
      Derreta o chocolate ralado com a manteiga no microondas. Misture bem até obter a massa de chocolate estar homogênea, brilhante e sem bolhas de ar. Espalhe apenas quando a mistura estiver morna. Comece do centro para as laterais. Forre a parte de baixo do bolo com pedaços de papel manteiga para não sujar o prato com o excesso da cobertura. Se precisar espalhe algumas vezes o chocolate, sobretudo na lateral.
    • »

      Gergelim com mais sabor

      Para deixar o gergelim com um sabor mais concentrado aqueça-o por alguns minutos em frigideira seca antes de usá-lo. Sacuda a frigideira algumas vezes para evitar que grudem.
    • »

      Para o glacê ficar lisinho

      Fica muito mais fácil espalhar uma cobertura sobre um bolo em forma sem canudo no centro, se for assado em forma forrada com papel manteiga bem untado para não formar uma casca no fundo.

    H

    • »

      Hóstias para base de bolachas

      Compre as hóstias em casas especializadas em utensílios e enfeites para festas ou em lojas de artigos religiosos.
    • »

      Hambúrguer dourado por fora

      Para o hambúrguer ficar dourado, coloque pequenas quantidades de margarina ou manteiga na chapa, meia colher de café de cada vez, incline-a para a gordura escorrer por baixo da carne.
    • »

      Chapa na temperatura certa para o hambúrguer

      Para o hambúrguer de carne não secar por dentro, e não ficar reduzido à metade do tamanho que o colocamos na grelha, esta precisa estar muito quente para dourá-lo rapidamente.
      O excesso de calor pode grudar o hambúrguer na chapa, antes de colocar a carne experimente com um mini hambúrguer preparado com uma colher de chá de carne. Se ainda assim grudar, aperte com uma espátula, o suco da própria carne ajuda a soltá-la. Não force o hambúrguer para não quebrá-lo.

    I

    • »

      Chás aromatizados e infusões com flores e frutas

      Utilize infusões com flores e frutas ou chás aromatizados para preparar caldas com chocolate ou compotas de frutas. O aroma das flores intensifica o sabor e, no caso das frutinhas vermelhas, a cor da calda fica avermelhada.

      L

      • »

        Limonada especial

        Experimente preparar com tipos diferentes de limão para uma limonada mais gostosa.
      • »

        Liquidificador de mão: vale a pena ter um?

        A grande vantagem do liquificador manual é que permite um bom controle da textura de purês, sopa, cremes e molhos por parte dos cozinheiros. Sem contar a facilidade de usá-lo diretamente na panela ou tigela com o alimento.
      • »

        Como tirar o leite do coco?

        Coloque o coco ralado em uma tigela, molhe com uma xícara de leite quente. Esprema a polpa de coco dentro de um pano de prato sobre uma travessa. Torça e aperte bem, para tirar todo o leite do coco.
      • »

        Outros usos para o consomê de legumes

        Outros usos para o consomê de legumes Utilize o consome para preparar risotos com vegetais, para acentuar o sabor do arroz de forno, para dar um gostinho mais forte ao purê de batatas, ou nos recheios de empadas e tortas salgadas. Faça uma panela bem grande de caldo, e congele em pequenos recipientes de meio litro.

      M

      • »

        Morangos cozidos sem espuma

        Quando os morangos cozinham em calda de açúcar é comum formar uma espuma por cima, ela pode ser retirada, mas em geral quando o doce esfria ou ela desaparece ou fica grudada na parede da panela. A espuma também será absorvida pelo próprio doce se os morangos cozidos forem batidos com um mixer, como é o caso das geleias e das caldas.





      • »

        Alho picado x alho espremido

        Não utilize o dente de alho em temperos e assados sempre da mesma maneira. Utilize o alho espremido quando quiser que o sabor apareça firme e forte como parte do tempero. Agora, para os pratos onde o sabor do alho deve se misturar ao dos demais temperos e ingredientes, descasque o dente de alho e apenas amasse-o com a lateral da lâmina de uma faca antes de colocar na panela.



      • »

        Como soltar uma torta da forma sem quebrá-la

        Para retirar uma torta de uma forma de fundo solto primeiro apóie-a sobre um copo, em seguida solte com a ponta de uma faca os pedaços de massa que ainda estão grudados na lateral da forma, normalmente nesse momento a lateral da forma irá se desprender e escorregar, soltando-se da torta. Voce poderá transferir a torta para o prato em que for servi-la com a base da forma ou passar uma espátula entre a base e o fundo da torta para em seguida escorregá-la, gentilmente, para um prato.


      • »

        Utilize uma batedeira para fazer a massa de torta

        Por mais divertido e gostoso que seja trabalhar a massa de torta ou bolacha com as mãos, faz algum tempo que preparo aquelas que utilizam manteiga gelada — também chamadas de pâte brisée,   em uma batedeira com o misturador em forma de gancho ou em um processador de alimento. Não apenas por se ganhar tempo, mas principalmente porque a manteiga não entra em contato com o calor da mão e não derrete. A massa ficará com a textura e a densidade corretas para ganhar o formato de tortas e biscoitos.


      • »

        Como trabalhar uma massa

        Para transformar uma bola de massa no fundo ou na cobertura de uma torta bem macia é preciso amaciá-la, isso quer dizer que as moléculas de glúten contidas na farinha de trigo precisam ser amaciadas e, para que isso aconteça, na hora em que a receita diz para se trabalhar a massa, ela deve ser esticada algumas vezes com a palma das mãos.
      • »

        A maionese desandou?

        Se na hora de preparar a maionese ela desandar e ficar com a consistência talhada ? os ingredientes não se transformam em um creme homogêneo, bata em outra tigela uma gema com um pouco de azeite e acrescente aos poucos o creme talhado batendo sem parar.
      • »

        Massa aberta em segundos

        Para abrir rapidamente a massa de torta ou de biscoitos cubra a área a ser utilizada com um pedaço de papel manteiga levemente polvilhado com farinha de trigo. A massa não grudará e ao terminar é só jogar fora o papel.
      • »

        Massa de torta: é preciso untar a forma com manteiga e polvilhar com farinha?

        Em geral não há necessidade de se untar a forma onde se assa empadões, empadinhas e tortas devido à grande quantidade de gordura utilizada nas massas. Agora, se a massa tiver pouca gordura não arrisque, unte e polvilhe o recipiente a ser utilizado.
      • »

        Macarrão: qual a quantidade correta por pessoa?

        Calcule 150 gramas de massa por pessoa. Parece pouco mas não é, a quantidade equivale a um prato de sopa cheio de massa. A esse peso ainda vai ser acrescido o molho.
      • »

        Marmelo: como aproveitá-los o ano inteiro

        Marmelo, além do doce, combina com assados e carnes mais pesadas, precisam apenas estar bem cozidos em pouca água, ao esfriarem congele-os. No dia de servir, descasque-os e corte em fatias grossas. Refogue na manteiga com uma colher de sopa de açúcar e uma pitada de sal ou na brasa no caso de um churrasco.
      • »

        Massa assada vazia no forno

        Para a massa permanecer com o fundo reto enquanto assa sem recheio é preciso espalhar pesos sobre o fundo durante os primeiros 15 minutos do cozimento. É simples: abra um pedaço de papel de alumínio maior do que a forma sobre a massa, espalhe uma xícara de grãos de feijão. Asse a massa parcialmente no tempo indicado, retire o alumínio com os feijões e prossiga até ficar dourada.
      • »

        Molho mais cremoso

        Para deixar a textura do molho da assadeira mais cremosa acrescente uma xícara de vinho, tinto para carnes e branco para aves e peixes, e uma colher de sopa de manteiga. Misture bem, passe por uma peneira e sirva.
      • »

        Massa de pastel bem grudada

        Para o recheio do pastel não escapulir da massa enquanto assa ou frita, molhe bem as bordas com água antes de fechá-lo. Ficarão bem coladas. Não se preocupe com o excesso de água, não influem no calor do forno ou da fritura.
      • »

        Macarrão: quantidade por pessoa

        Para quem come pouco calcule 150g de espaguetes, lacinhos, parafusos e demais massas secas por pessoa.
      • »

        O que é manteiga clarificada

        Para clarificar a manteiga, isto é deixá-la sem os resíduos de leite, aqueça-a no fogo bem baixo até estar totalmente derretida. Quando esfria a gordura se separa dos resíduos do leite que se depositam no fundo da panela. Vire a gordura em um vidro com tampa, descarte os resíduos do leite. A gordura limpa aguenta temperaturas mais altas sem queimar.

      N

      • »

        Nozes e passas prontas para usar

        Misture 300 gramas de nozes picadas com 200 gramas de passas brancas e guarde em um recipiente com tampa na geladeira. Utilize a mistura para rechear tortas, dar sabor ao pão feito em casa, no recheio da carne assada e em cima de sorvetes.

      O

      • »

        Acabou o ovo na hora de pincelar a massa da torta?

        Para pincelar a massa da torta substitua a gema de ovo por uma colher de sopa de açúcar dissolvida em um terço de xícara de leite. Não importa se o recheio da torta é doce ou salgado, a cobertura ficará dourada e brilhante.
      • »

        Ovo mexido mais gostoso

        Ovo mexido gostoso é preparado em pequenas porções de dois ovos de cada vez com uma pitada de sal e pimenta e uma colher de sopa de leite.
      • »

        Óleo para fritar: qual a quantidade correta?

        Bifes, peixes, aves e salgadinhos empanados precisam boiar na gordura quente para fritarem sem ficarem empapados de gordura. Utilize pelo menos três dedos de altura de gordura ou óleo e deixe aquecer novamente entre cada leva de fritura.
      • »

        Ovos fritos ou pochês com a gema inteira

        Para fritar os ovos ou prepará-los pochê, cozidos em um caldo, abra primeiro cada um deles em uma tigela pequena. Em seguida transfira para frigideira onde vai prepará-lo.
      • »

        Azeite ou óleo vegetal?

        Prefira o óleo vegetal na hora de preparar pratos com ingredientes de sabor delicado como carnes brancas, alguns peixes e legumes. Utilize o azeite quando desejar que o seu sabor apareça na composição dos diferentes sabores de um prato.
      • »

        Ovos em temperatura ambiente mais rápido

        Para esquentar rapidamente os ovos, na hora de utilizá-los coloque-os em por alguns minutos um recipiente com água morna. Troque a água algumas vezes.
      • »

        Como fritar um ovo a gema bem molinha e a clara cozida

        O tamanho da frigideira ajuda muito na hora de fritar um ovo com a gema molinha e a clara cozida. Se ela for muito grande, ela perde calor, as claras demoram até ficarem durinhas e gema cozinha. O tamanho deve apenas maior do que o do ovo estrelado. Aqueça a frigideira com uma colher de sopa de óleo ou de manteiga, espalhe bem a gordura. Quebre um ou dois ovos sobre um prato raso e despeje-os na frigideira. Assim que as claras estiverem cozidas, solte os ovos por baixo com o auxílio de uma espátula e coloque-os no prato em que for servir.

      P

      • »

        Cordeiro no ponto

        www.cozinhadamarcia.com.brPara saber se a carne de um pernil de cordeiro está no ponto e ainda bem rosada dê um talho profundo perto do osso para conferir a cor e se está suculenta. Utilize uma faca bem afiada. A carne para ficar no ponto certo deve assar durante a primeira hora coberta com folha de alumínio. Retire o papel e deixe no forno até dourar.




      • »

        Utilize uma batedeira para fazer a massa de torta

        Por mais divertido e gostoso que seja trabalhar a massa de torta ou bolacha com as mãos, faz algum tempo que preparo aquelas que utilizam manteiga gelada — também chamadas de pâte brisée,   em uma batedeira com o misturador em forma de gancho ou em um processador de alimento. Não apenas por se ganhar tempo, mas principalmente porque a manteiga não entra em contato com o calor da mão e não derrete. A massa ficará com a textura e a densidade corretas para ganhar o formato de tortas e biscoitos.


      • »

        Como calcular o tamanho do peixe

        Ao comprar um peixe inteiro observe o tamanho da cabeça que, em alguns tipos, pode pesar aproximadamente 30 por cento do peixe. O que sobra é a quantidade que será consumida. Lembre-se que o peixe é de fácil digestão e por isso, para não deixar ninguém com fome, calcule 250g por pessoa.






      • »

        Uma massa e muitos pães diferentes

        Para obter uma cesta de pão variados, além de massas de farinhas como o centeio, o trigo integral, o milho, a aveia e suas misturas, utilize também formas com tamanhos e formatos diferentes para uma mesma massa. Formas utilizadas para madalenas, empadas, pudins e até vasos de barro podem ser usadas e multiplicam a variedade sem aumentar o trabalho. ‘, ‘Pão pães centeio farinha de trigo farinha integral aveia linhaça forma de bolo forma de empada cupcake madalena cozinha da Marcia Marcia Zoladz
      • »

        Peixe inteiro na frigideira

        Esfregue o filé de peixe com limão na hora de fritar que a acidez do limão contrai as fibras e ele não se desmanchará na frigideira.
      • »

        Panela de barro ou pirex

        As panelas de barro rústicas têm uma grande vantagem sobre as de porcelana ou faiança ou vidro refratário: elas guardam o calor mais tempo, assim o tempo de cozimento é menor.
      • »

        Pound cake

        O pound cake ou bolo inglês como é conhecido no Brasil, é uma receita na qual todos os ingredientes tinham a mesma medida, uma libra ou seja um pound em inglês que pesa 453,6 gramas, de manteiga, uma de farinha de trigo, uma de açúcar e o mesmo peso em ovos. Era um bolo razoavelmente grande, a soma total dos ingredientes na receita original era de dois quilos.
      • »

        Purê de mandioquinha (batata-baroa) mais suave

        Deixe a mandioquinha descascada e cortada em pedaços pelo menos por 30 minutos de molho na água fria para deixar o sabor do purê mais delicado.
      • »

        Polvo: como amaciar a carne

        Os tentáculos do polvo são o seu meio de locomoção, portanto para amaciá-la é preciso romper seus tendões dando pancadas em toda a sua extensão com um batedor de carne de madeira ou metal.
      • »

        Peixe frito rápido e crocante

        Coloque poucos por vez para fritar e espere o óleo aquecer novamente entre cada leva. Assim a gordura não esfria com o novo pedaço e deixa a massa empapada.
      • »

        Misturinha com pimentas dá mais sabor

        Coloque no moedor de pimentas: brancas, rosas e pretas e alguns grãos de anis estrelado, o sabor dos pratos fica muito interessante e rico.
      • »

        Pimentas mais cheirosas

        Se você não tem um moedor de pimenta em casa, coloque os grãos em um saco plástico e esmague-os com a lateral do cabo de uma faca ou um batedor de cozinha. O perfume e o sabor são muito mais fortes.
      • »

        Pão ralado

        Experimente usar pão fresco ralado no lugar de farinha de rosca para cobrir pratos gratinados no forno. Pratos com molho branco, cobertos com queijo ralado ganham uma crosta mais crocante se você acrescentar um pouquinho de pão ralado ao queijo.
      • »

        Pão assado no ponto

        Para saber se o pão está assado dê um ou dois tapas fortes com a ponta dos dedos na massa. Se o barulho sair seco e oco, o pão está pronto.
      • »

        Paillard ou bifes finíssimos

        Para preparar bifes e filés de frango bem finos coloque-os, um a um, em um saco plástico e amasse-os com um rolo de massas em várias direções. Aos poucos a carne afina e chega a dobrar de tamanho.
      • »

        Peixes bons para uma moqueca

        Cherne, badejo, robalo, dourado, namorado, cação são peixes que não desmancham aos serem cozidos e por isso prestam-se para pratos como moqueca e azul-marinho.
      • »

        Evite o cheiro de peixe forte na cozinha

        Sempre que possível utilize um recipiente de louça ou de vidro para lavar e temperar o peixe. A superfície lisa impede que resíduos fiquem depositados deixando o recipiente malcheiroso. Na hora de lavar jogue um pouco de suco de limão na última água. Aproveite e esfregue um pouco nas mãos e enxágüe bem.
      • »

        Como descascar o pimentão?

        Aqueça o pimentão espetado em um garfo direto na chama do fogo. Assim que tiver formado manchas pretas coloque-os dentro deum saco plástico e feche. O vapor vai soltar a pele. De alguns cortes na casca e em seguida puxe a pele. Só depois abra o pimentão e retire as sementes e a polpa branca.
      • »

        Pitada de sal

        Quando uma receita pedir uma pitada de sal, pimenta ou qualquer outro ingrediente em pó, utilize um quarto de colher de chá que é aproximadamente a quantidade necessária.

        Q

        • »

          O queijo prato endureceu?

          Se o queijo prato estiver muito duro, utilize-o para preparar um suflê. Rale-o e em seguida derreta-o em uma xícara de leite para um suflê.
        • »

          Queijo coalho

          Queijo coalho
          Produzido na região Nordeste do país, como o próprio nome diz, o queijo de coalho é preparado com a massa de leite talhado e escorrido à qual acrescenta-se uma boa quantidade de sal. Em seguida o queijo é amassado em uma prensa pneumática até ficar a textura homogênea característica.
        • »

          Queijo pecorino

          Queijo origem italiana, preparado com de leite de ovelha e maturado por oito meses, pode ser consumido, como o queijo parmesão, em recheios de raviólis, caneloni, ou ralado por cima de um prato de macarrão ou risoto e ainda, da maneira mais simples e sofisticada, servido na sobremesa com peras.
        • »

          Queijo Parmesão

          Queijo de origem italiana, onde têm inclusive uma região demarcada onde pode ser fabricado ? Parma é a cidade que lhe atribuiu o nome. Preparado com leite fresco de vacas é também o nome genérico que se dá aos queijos de sabor semelhante, utilizado em pratos de massa, ralado por cima ou em recheios.
        • »

          Queijo ralado grosso

          Para ralar queijos do tipo prato, qruyère, gouda, bola e tantos outros com a mesma consistência, deixe o pedaço de um dia para o outro na geladeira.
        • »

          Queijo Feta

          É um queijo tradicional grego preparado com leite de ovelha, mas pode também ser feito com a mistura do leite de ovelha com o de cabra. Gostoso, é para ser usado em saladas e sanduíches.

        R

        • »

          Raspa de casca de laranja

          Quando uma receita pede para se utilizar a casca de uma fruta cítrica, é muito importante que não se corte junto nem um pedacinho da parte branca da casca, ela é muito amarga ? ou se utiliza uma faquinha própria para isso ou utiliza-se uma faca muito afiada com a inclinação da lâmina voltada para fora da fruta.
        • »

          Receitas com suco de limão

          Experimente misturar diferentes tipos de limão para obter um sabor mais rico sempre que a receita pedir maior quantidade do que o suco de um limão.
        • »

          Refratário transparente

          Utilize um refratário no formato de uma saladeira para crescer a massa de pão. Assim poderá acompanhar o seu crescimento com mais facilidade. Dependendo do tipo de fermento utilizado a massa demora a crescer. Não utilize vidro comum que pode estourar se deixado próximo ao fogão aquecido com o calor do forno ligado.
        • »

          Risoto delicioso

          O segredo do sabor do risoto está no caldo que pode ser de peixecarne ou galinha. Guarde sempre no congelador algumas porções de caldo congelado e sinta a diferença no gosto dos risotos e molhos para massas.
        • »

          Repolho no lugar da tampa da panela

          Algumas receitas de bacalhau ou de cozidos como rabada podem utilizar no lugar da tampa da panela algumas folhas de repolho. A função é praticamente a mesma ? evitar que o líquido da panela evapore em excesso.

        S

        • »

          Saco de confeitar

          www.cozinhadamarcia.com.brApóie o saco de confeitar em um copo alto na hora de transferir a massa, pressione a massa em direção à ponta antes de cortar a um centímetro do começo.






        • »

          Como cozinhar a tapioca e o sagu

          Para saber se a tapioca está cozida observe se os grãos subiram para a superfície do líquido e se estão transparentes e com apenas um ponto branco no centro. A indicação do pontinho branco no centro também pode ser usada quando se prepara o sagu.
          Veja sugestões de cuscuzeiros




        • »

          Como soltar uma torta da forma sem quebrá-la

          Para retirar uma torta de uma forma de fundo solto primeiro apóie-a sobre um copo, em seguida solte com a ponta de uma faca os pedaços de massa que ainda estão grudados na lateral da forma, normalmente nesse momento a lateral da forma irá se desprender e escorregar, soltando-se da torta. Voce poderá transferir a torta para o prato em que for servi-la com a base da forma ou passar uma espátula entre a base e o fundo da torta para em seguida escorregá-la, gentilmente, para um prato.


        • »

          Claras em neve

          Claras bem batidas tem um segredo: precisam estar em temperatura ambiente, assim crescem e ficam bem duras. Batas as claras até ficarem bem duras. Para saber se está no ponto pegue uma colherada e vire-a para baixo, se não cair da colher a massa está pronta para receber o açúcar. Conte duas colheres de sopa de açúcar para cada clara e bata até obter uma massa untuosa e brilhante.



        • »

          Sal grosso ou sal refinado?

          Na hora de escolher qual o tipo de sal a ser utilizado em uma receita é importante utilizar sal refinado iodado. Normalmente o sal comum é iodado e a função é evitar doenças como o bócio, causada pela falta de iodo no corpo. Deixe os sais marinhos mais sofisticados para um ou outro prato
        • »

          Salada refrescante

          Na hora de lavar as folhas de alface acrescente algumas folhinhas de hortelã na última água, escorra e deixe-as junto a alface, sirva-as na salada.
        • »

          Salada de alface: quantas folhas por pessoa

          Na hora de preparar a salada calcule três a quatro folhas de alface de tamanho médio por pessoa, mesmo que utilize outras folhas de verdura ou legumes e ingredientes.
        • »

          Talheres de salada

          Escolha talheres de salada bem grandes, inclusive maiores do que a saladeira que estiver usando, assim na hora de misturar a salada na mesa, duas ou três reviradas serão suficiente para espalhar o molho e misturar todos os ingredientes.
        • »

          Sal no molho de macarrão

          Coloque pouco sal no molho de massas que serão servidas junto com queijo parmesão. O sal do queijo deixará o sabor salgado na medida certa.
        • »

          Suspiros: como assar

          Para os suspiros ficarem bem secos e com a cor clarinha basta colocar uma colher de pau na porta do forno. Assim o excesso de calor e a umidade do forno saem e eles não murcham depois de prontos.
        • »

          Suco de maracujá natural

          Para retirar o suco do maracujá sem as sementes, coloque a polpa em uma peneira sobre uma tigela de boca larga, em seguida aperte-a com as costas de uma colher de sopa que o suco se soltará das sementes.
        • »

          Sementes de mostarda

          Para retirar a umidade dos grãos de mostarda deixe-os por alguns minutos fora do fogo, em uma frigideira previamente aquecida. Sacuda a frigideira com as sementes algumas vezes apenas para amornarem.
        • »

          Sorvete de chocolate com mais sabor

          Polvilhe o sorvete de chocolate com um pouco de canela e pimenta-do-reino em grão para realçar seu sabor.

        T

        • »

          Como cozinhar a tapioca e o sagu

          Para saber se a tapioca está cozida observe se os grãos subiram para a superfície do líquido e se estão transparentes e com apenas um ponto branco no centro. A indicação do pontinho branco no centro também pode ser usada quando se prepara o sagu.
          Veja sugestões de cuscuzeiros




        • »

          Como soltar uma torta da forma sem quebrá-la

          Para retirar uma torta de uma forma de fundo solto primeiro apóie-a sobre um copo, em seguida solte com a ponta de uma faca os pedaços de massa que ainda estão grudados na lateral da forma, normalmente nesse momento a lateral da forma irá se desprender e escorregar, soltando-se da torta. Voce poderá transferir a torta para o prato em que for servi-la com a base da forma ou passar uma espátula entre a base e o fundo da torta para em seguida escorregá-la, gentilmente, para um prato.


        • »

          Tomates pelados

          Para descascar os tomates dê dois talhos em x na ponta de cada um e deixe-os de molho por aproximadamente cinco minutos na água fervendo. A pele encolhe e basta um puxão para retirá-la.
        • »

          Tipos de tomates

          Cada tipo de tomate tem uma utilização diferente: os tomates tipoitaliano de formato alongado são ótimos para molhos, o saladeteque é arredondado e não muito grande é para acrescentado à saladas e os tomates caqui ficam deliciosos quando cortado em fatias e servidos com mussarela de búfala. O tomate comum usado de todas as maneiras chama-se santa cruz. O pequeno tomatecereja é encontrado nos formatos arredondado e oblongo, estes um pouco mais ácidos.
        • »

          Massa de torta sem sujeira

          Trabalhe a massa em cima de um pedaço de papel manteiga. Ela grudará menos e poderá ser transportada mais facilmente.
        • »

          Tomates: como tirar a pele

          Dê um talho em um dos lados do tomate. Não pode ser muito profundo, apenas para levantar a pela. Aqueça uma panela com água, assim que ferver desligue e coloque os tomates riscados com a ponta da faca dentro. Aguarde uns cinco minutos e puxe a pele com ajuda de uma faca pequena.
        • »

          Tábua sem cheiro de peixe

          Forre a tábua ou superfície onde for temperar o peixe com filme plástico antes de temperar o peixe.
        • »

          Tour de main

          É a volta da mão em francês, a expressão é usada em várias situações na cozinha, mas uma delas e que descreve bem o que se deve fazer é no preparo de pães caseiro. Antes de colocar a massa para crescer unte a tigela a ser utilizada com um pouco com óleo, azeite ou manteiga derretida usando a própria massa para espalhar a gordura: pegue a massa com a ponta dos dedos e gire o punho próximo à parede do recipiente. O movimento da mão já espalhará a gordura na quantidade necessária para a massa crescer e não grudar na tigela.
        • »

          Tabuleiro limpo

          Forre a assadeira com papel de alumínio e evite o trabalhão de limpá-la após assar um frango, uma carne ou um peixe. É só jogar fora a folha de alumínio junto com a maior parte do molho e das sobras.
        • »

          Como descascar tomates?

          Aqueço um pouco de água em uma panela. Dê um ou dois talhos na superfície dos tomates e coloque na água quente. A pele vai enrugar e soltar da polpa. Arranque com a ajuda de uma faca pequena e afiada.
        • »

          Torradas de pão bem finas

          Para obter torradas finas e com o formato retinho, experimente utilizar o pão tipo pita dividido em duas partes, corte em seguida em quadradinhos e seque-os no forno em um tabuleiro. Fique de olho para não queimarem.


          V

          • »

            Calda de vinho tinto

            www.cozinhadamarcia.com.brUma calda de vinho tinto pode ser utilizada para completar o sabor de um assado, combina muito muito com rosbife ou pernas de carneiro por exemplo. Ainda é perfeita com peras ou maçãs cozidas em uma calda de açúcar. O xarope é delicioso com sorvetes, tem gosto de quentão!
            1 e 2 /3 de xícara de vinho tinto
            1 xícara de açúcar
            1 colher de chá de essência de baunilha



          • »

            Vitamina C: sirva-se de uma dose diária

            Vitamina C diária – esprema o suco de meio limão na salada ou sobre verduras cozidas. A acidez do limão realça o sabor das folhas. Experimente usar também o suco de diferentes tipos de laranjas e tangerinas.
          • »

            Vinho branco para temperar aves

            Escolha um vinho branco de boa qualidade e pouco ácido, não utilize o vinho verde português. Ele é que dará à carne das aves aquele sabor que dura mais tempo na boca.
          • »

            Vinho na cozinha

            Utilize vinhos de boa qualidade e bom preço na cozinha, o seu sabor pode melhorar ou estragar um prato.

          X

          • »

            Xícara ou copo: pode-se substituir um pelo outro?

            O copo americano é o antigo copo de requeijão com 250 ml = a uma xícara ou um quarto de litro. Portanto pode-se substituir um pelo outro sem problemas.
            Como curiosidade, é comum encontrar em cadernos e livros antigos o pires indicado como medida em algumas receitas. Se quiser experimentar uma dessas receitas é só substituir a medida pela xícara.